Saiba como usar o triângulo de sinalização!

Saiba como usar o triângulo de sinalização!

O triângulo de segurança é um item obrigatório em todos os carros e fundamental para avisar aos outros motoristas que há alguém parado logo à frente, diminuindo assim o risco de acidentes.

Mas ainda existem dúvidas quanto a forma correta de utilizá-lo. Confira!

🛠 Quando usar?

O triângulo deve ser usado quando o veículo estiver impossibilitado de andar como, pneu furado, pane ou acidente, estacione no acostamento e use o triângulo. 

🛠 Como usar?

Evite parar na pista, a menos que seja um caso de extrema necessidade, em locais onde não há acostamento, estacione na faixa da direita.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, ligue primeiro o pisca-alerta, em seguida coloque o triângulo a pelo menos 30 metros de distância do veículo, que equivale a aproximadamente 30 passos largos.

Para aumentar a sua segurança, coloque o triângulo a uma distância correspondente à velocidade da via em que ele está. Por exemplo, se a velocidade é de 40 km/h, o triângulo deve estar a 40m do veículo. Se a velocidade for 80 km/h, coloque a 80m e assim por diante.

Em casos de curvas, caminhe até o final dela e reinicie os passos. E em caso de chuva, neblina ou cerração, dobre a distância. Essa é a melhor forma de sinalizar e evitar acidentes nesses casos.

Lembrando que, andar sem o triângulo é infração gravíssima com multa no valor de R$191,54.


Deixe um comentário