Saiba como calibrar os pneus corretamente!

Saiba como calibrar os pneus corretamente!

Fazer a calibragem de pneus é uma tarefa indispensável, dessa forma você diminui tanto o desgaste do conjunto, quanto riscos de acidente.

É preciso entender que cada pneu possui uma calibragem própria, sendo necessário que você, motorista, saiba como realizar o procedimento para o seu tipo de pneu.

Neste post você pode entender como fazer a calibragem de pneus corretamente. Confira!

🛠 Como usar uma tabela de calibragem de pneus?

É importante colocar a quantidade exata de pressão dentro da peça, se você colocar pressão de menos, o pneu ficará pesado, se colocar demais, o pneu fica com menos aderência ao solo e isso compromete a dirigibilidade.

Para isso, basta ler a medida do pneu e encontrar a calibragem ideal para ela, a quantidade de pressão, depende do tipo de pneu, do seu aro, tamanho e outros elementos importantes.

🛠 Onde encontrar a medida correta para o meu carro?

Você encontra no manual do proprietário do carro, procure pela página que fala sobre os pneus e procure pela seção que fala sobre a calibragem.

Em alguns veículos, também é encontrada no lado de dentro da tampa do bocal de combustível ou na parte interna da carroceria, na porta do condutor.

🛠 O que significam as siglas de calibragem?

Existem três sistemas para especificar a calibragem nos carros.

PSI (Pound Per Square Inch), BAR e kPA (Pascal SI – Sistema Internacional). Ao se deparar com 2.1/30 e 2.1/31, por exemplo, essa é a calibragem.

O 2.1 significa a calibragem em BAR, método usado na Europa. Já o 30 seria o número em PSI, sistema usado no Brasil. Ou seja, quando você for calibrar o pneu, esse é o número que deve constar na máquina.

Normalmente, os pneus da dianteira têm uma pressão um pouco menor que os da traseira. Nesse exemplo, devemos calibrar os pneus da frente com 30 PSI e os de trás com 31 PSI.

🛠 Como calibrar os pneu?

A calibragem deve ser verificada com os pneus frios, o estepe também precisa ser calibrado, para isso considere uma pressão de até 5 psi acima dos demais.

Para calibrar, basta colocar a pressão que você deseja para fazer a calibragem de pneus e, em seguida, posicionar a mangueira diretamente no ‘bico’ do pneu. Aguarde até que seja emitido o sinal sonoro, indicando que o pneu já está calibrado.

 

🛠 Cuidados com o pneu

Não esqueça que os pneus são os únicos itens de contato direto com o solo e precisam de cuidados especiais!

Realize um alinhamento e balanceamento! Esses procedimentos ajudam a regular a suspensão e a regular o conjunto roda-pneu. Além disso, evitam o desgaste irregular dos pneus e garantem a eficiência de rolamento, economizando combustível.

Você encontra esse serviço em nossa plataforma! Basta adquirir e agendar com uma de nossas oficinas parceiras.

Clique aqui e adquira a Instalação para 4 pneus + Alinhamento + Balanceamento

Clique aqui e adquira a Instalação para 2 pneus + Alinhamento + Balanceamento


Deixe um comentário