Ruído nos freios pode ser um sinal de problema com as pastilhas?

Ruído nos freios pode ser um sinal de problema com as pastilhas?

Os freios são um dos principais sistemas e responsável pela principal segurança do veículo, postergar a troca do conjunto de pastilhas pode danificar o disco do freio e causar acidentes gravíssimos.

Pisou no freio e escutou um barulho estranho? Fique atento! Mesmo com a manutenção dos freios em dia, é possível que ele apresente ruído, mostrando ao motorista de que tem algo errado no sistema de frenagem. Apesar de existir muitas possibilidades que possa provocar o barulho, na grande maioria dos casos, esse ruído é provocado pelo desgaste das pastilhas.


Freios e Pastilhas

Se o motorista escutar um ruído durante a frenagem, isso pode significar que as pastilhas e o disco de freio estão contaminados por agentes químicos, como gasolina e óleo. Nesses casos o ideal é levar o veículo até uma oficina o quanto antes.

Quando as pastilhas já estão bastante desgastadas, acaba entrando em atrito com o rotor da roda e isso faz com que você escute esse barulho estranho. Além disso, uma instalação de freios que foi mal feito, também pode contaminar as pastilhas com o fluído utilizado no sistema hidráulico.

Por isso é muito importante não estender o prazo para a substituição das peças e se atentar para levar seu veículo em um lugar de confiança. Quanto mais demorar para fazer a substituição das peças, além de comprometer a capacidade de frenagem, você corre o risco de causar um acidente e o custo sairá ainda mais caro, pois além de trocar as pastilhas, terá que trocar o disco danificado também.

Só o ruído pode ser um sinal de que existe algo de errado?

Além do barulho que é o mais comum, também há outras formas de identificar problemas nos componentes, como:
  • Trepidação a cada pisada
  • Nível de óleo baixo
  • Dificuldade em acionar o freio devido à firmeza no pedal

A troca de disco de freio aumenta a eficiência da frenagem e garante maior segurança no trânsito.
Conheça mais sobre nossos serviços, clique AQUI e adquira já!
 
Gostou desse conteúdo? Então nos siga nas redes sociais e fique por dentro do mundo automotivo.

 

  


Deixe um comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.


You may also like Ver todo