Qual a diferença entre alinhamento e balanceamento?

Qual a diferença entre alinhamento e balanceamento?

Uma das dúvidas mais comuns sobre os serviços mecânicos é: qual é a diferença entre alinhamento e balanceamento das rodas? Se o seu carro tem apresentado certa dificuldade para andar em linha reta ou percebe que ele está trepidando em altas velocidades, é muito provável que ele esteja precisando fazer o alinhamento ou balanceamento.

O serviço de Alinhamento e Balanceamento é fundamental para manter a direção segura, preservar o tempo de vida útil do motor e ainda economizar combustível. 

A diferença entre os dois é que basicamente, o alinhamento se trata da direção e tem um papel fundamental na sua segurança do seu veículo ao pegar as estradas, já o balanceamento é sobre a vibração e envolve a suavidade do veículo.

O alinhamento é necessário quando você percebe que o seu carro puxa para o lado direito ou esquerdo ao liberar o volante por um curto espaço de tempo.

Isso acontece quando passamos por buracos ou quando o pneu bate contra o meio-fio. Esse serviço ajusta os ângulos das rodas para que possa mantê-las sempre perpendiculares ao solo e paralelas entre si. Além disso, é importante para aumentar a vida útil dos pneus, para diminuir o consumo de combustível e também para melhorar a segurança. Ele pode ficar comprometido quando ocorre um impacto forte contra buracos, pedras, guias ou outros objetos e devem ser feitos não somente quando ocorre algum desses fatores, mas também nas revisões estipuladas pelos fabricantes ou quando notar comportamentos estranhos no veículo.

Já o balanceamento corrige o equilíbrio entre as rodas e os pneus, fazendo com que os pneus girem sem causar vibrações. 

Esse serviço é ideal para os condutores que percebem uma vibração no volante ou quando o carro apresenta barulhos em determinadas velocidades. O balanceamento é essencial para o conforto na condução e no desempenho dos pneus. Recomendamos que os condutores realizem os serviços de Alinhamento e Balanceamento a cada 10 mil km e substituir os pneus entre 35 mil e 45 mil km.

Os serviços de alinhamento e balanceamento devem ser realizados sempre quando realizar a instalação dos pneus no veículo. 

São operações simples, mas que devem ser feitas por especialistas com equipamentos adequados. Por isso, recomendamos uma rede de oficinas que possuem equipamentos de ponta e profissionais altamente qualificados, para facilitar ainda mais a sua experiência ao consertar o carro. 

Em nossa loja você encontra este e diversos outros serviços, executados pelas oficinas parceiras Car10 com o mais elevado nível de qualidade.

Conheça mais sobre nossos serviços, clique AQUI e adquira já!

  


Deixe um comentário