Pastilhas de freio: quando trocar?
As pastilhas de freio são consideradas como itens de desgaste natural, que precisam estar no melhor estado de conservação, afinal, elas são as responsáveis pela frenagem do veículo, e consequentemente responsáveis por garantir a segurança de direção.
Sua vida útil pode variar de acordo com o modo que o condutor conduz o veículo, entretanto especialistas em freios recomendam a substituição das pastilhas entre 30.000 e 40.000 km, sendo que, nesse intervalo, a troca é inevitável devido ao desgaste nas frenagens, que vai reduzindo aos poucos o material de fricção até chegar em um estado mínimo de segurança.
Confira cinco principais sinais que mostram ao condutor que é necessário realizar a troca das pastilhas de freio.
Dificuldade ao acionar os freios – Ao acionar os freios de forma brusca o tempo de resposta do carro é mais lento que o normal.
Luz no painel – Alguns carros uma luz no painel que indica o desgaste das pastilhas de freio, o que facilita o condutor identificar que precisa realizar a troca das pastilhas.
Ruídos – Quando os freios são acionados, emitem um ruído alto. Nesse caso, as pastilhas estão tão desgastadas que o disco de freio atingiu a parte metálica das pastilhas.
Pedal baixo – Ao pisar no pedal de freio, o condutor sente que ele está mais baixo do que o normal.
Carro puxando – Ao acionar o freio o carro puxa para um lado. Este é um sinal de que o sistema não está equilibrado e as pastilhas podem estar comprometidas.
É importante manter o sistema de frenagem em bom estado e realizar os ajustes e as manutenções regularmente.
Em nossa loja você encontra estes e diversos outros serviços, executados pelas oficinas parceiras Car10 com o mais elevado nível de qualidade.
Nos siga nas redes sociais e fique por dentro de todos os conteúdos do mundo automotivo.
Deixe um comentário