Descubra quais são os hábitos que diminuem a vida útil do carro.

Descubra quais são os hábitos que diminuem a vida útil do carro.

A forma de cuidar de seu veículo vai influenciar diretamente na durabilidade de suas peças. Todo mundo se preocupa em manter seu veículo em ordem, e para isso, é preciso manter alguns cuidados no dia a dia. Algumas atitudes podem comprometer a vida útil do veículo, ocorrendo desgastes de peças e ocorrendo a necessidade de troca-las antes do previsto.

Confira alguns itens que podem prejudicar o seu veículo:

1 - Não deixe o carro parado por muito tempo.

Uma das indicações que envolvem a conservação do automóvel é não deixá-lo parado por um longo período. Mesmo se você não pretende usar seu carro, uma ótima dica é ligá-lo por um minuto. Caso não seja possível, a alternativa é encher o tanque e desligar os cabos de bateria. Isso também costuma dar conta do recado.

2 - Andar com o combustível na reserva.

Andar com o carro na reserva é um dos erros mais comuns que muitas pessoas cometem. A gasolina e o álcool são responsáveis por retirarem o calor excessivo da bomba, nesse caso, este processo não ocorre sofrendo de superaquecimento, podendo parar o funcionamento da bomba.

3 - Usar óleo vencido.

Fique atento ao tempo de troca de óleo do seu veículo, com o tempo o produto acumula sujeiras e partículas que interferem na vida útil do motor.

4 –Excesso de velocidade.

Além de causar mais gastos com o combustível, você também força o motor de uma forma que é prejudicial ao seu funcionamento ao decorrer do tempo. Por isso, a primeira dica é sempre manter a velocidade permitida na via. Além de evitar multas, você não danifica nenhum item do carro.

5 - Descansar o pé na embreagem.

Esta prática diminui consideravelmente a vida útil das peças que compõem o sistema.

6 - Girar o volante com o veículo parado ou com as rodas coladas na guia.

Gire sempre o volante quando estiver com seu veículo em movimento, caso o contrário, você estará sobrecarregando o sistema de direção hidráulica e danificando os retentores e provocando vazamentos de óleo hidráulico.

7 - Realizar o balanceamento e alinhamento

Estes procedimentos são executados medindo e ajustando os ângulos que as rodas do veículo fazem em relação ao piso e às linhas de centro do veículo, equilibrando todas as forças que atuam no carro, tais como: gravidade, força centrífuga, força de viragem, etc, proporcionando maior eficiência de rolamento, desgaste uniforme dos pneus, melhor estabilidade e, consequentemente, mais segurança para o motorista e os passageiros.


Deixe um comentário