Como identificar problemas no câmbio?

Como identificar problemas no câmbio?

Você sabe identificar problemas no câmbio do seu carro? Parte fundamental para o funcionamento do carro, esta peça precisa de cuidados para que você não fique na mão na estrada. Por isso, é importante que você saiba quando ele começa a apresentar problemas para evitar chamar o guincho inesperadamente. Confira!

🛠 1.Problemas para encaixar a marcha.

Um dos problemas mais comuns, geralmente, você percebe que há problemas quando aciona o pedal da esquerda, move o câmbio e a marcha não encaixa.

O problema geralmente é por conta do nível baixo de fluido da embreagem ou sua viscosidade. Mas vale investigar em um mecânico, pois pode ser um problema de embreagem ou outros componentes do conjunto.

🛠 2.Cheiro de queimado.

Se ao mover o carro, principalmente em marcha lenta, você sentir um cheiro de queimado fique alerta: isso pode ser um sinal de superaquecimento da transmissão. Outro motivo que acarreta este problema é o excesso de resíduos no fluido.

🛠 3.Ruídos em ponto morto

Problema raro, mas é outro que tem a ver com o fluido da embreagem. O líquido pode estar em baixo nível ou sem a viscosidade necessária para evitar o atrito entre as partes. No entanto, o problema pode ser mecânico. Nesse caso, o custo será maior, já que certamente exigirá a substituição de alguns componentes.

🛠 4.Problemas na alavanca

O carro se move na terceira marcha e a alavanca desencaixa, retornando para o ponto morto. Se isso ocorrer, o carro poderá enguiçar a qualquer momento. Procure imediatamente uma oficina.

🛠 5.Atritos no engate

Quando a marcha está arranhando, ou seja, emitindo um barulho ao ser engatada, você pode estar com problemas nos cabos de ligação entre câmbio e embreagem. No entanto, esse ruído também ocorre quando o motorista se esquece de acionar a embreagem ao fazer a troca da marcha – essa ação deve ser evitada para não danificar o sistema de funcionamento do seu carro.

🛠 6.Vazamentos

Nada de evitar aquela manchinha de óleo na sua vaga de garagem – isso pode ser um vazamento no seu carro. A regra básica para todo motorista é sempre estar atento a esses vazamentos, pois podem trazer grandes problemas. Faça uma revisão frequentemente.

🛠 7.Tremedeira

Se o carro começa a vibrar quando você troca de marcha, as chances de sua transmissão estar com problemas são grandes.

✔️ Precisa realizar um check-up em seu carro?

Caso você identifique um destes problemas em seu veículo, realize um check-up em seu carro! Em nossa plataforma você encontra este serviço, podendo agendar com uma oficina próxima de você.

Clique aqui e adquira o serviço de check-up completo para o seu carro.


Deixe um comentário