Como ajustar corretamente o banco do seu carro?

Como ajustar corretamente o banco do seu carro?

É importante que todo condutor sinta-se confortável ao se sentar para dirigir, e isso é uma das primeiras coisas que aprendemos na autoescola. Ajustar o banco e os espelhos ao entrar no veículo além de proporcionar o conforto e o bem-estar do motorista, também é essencial par a segurança de todos dentro do veículo.  

Com o banco bem ajustado e bem posicionado, o motorista conseguirá enxergar melhor os pontos cegos, terá a força necessária nos braços para desviar com rapidez de um buraco ou evitar um atropelamento. 

Confira algumas dicas que separamos para você de como ajustar o banco do seu veículo. 

  1. Ajustar o banco antes mesmo de ligar o veículo – Isso garantirá que que todas as modificações necessárias sejam feitas com total segurança e atenção. O motorista precisa alcança os pedais de freio, acelerador e embreagem sem fazer nenhum esforço, e o encosto deve estar bem alinhado para a direção.
  2. Ajustar a altura – Este ajuste é de muita importância, pois se for feito de forma incorreta, aumentará a sensação de pressão no pescoço e ombros e fadiga visual.  A forma correta de regulagem de altura deve deixar a cabeça do motorista em linha reta ao visualizar a via. 
  3. Ajustar o volante - Segure o volante e garanta a liberdade de movimento para girá-lo com rapidez, no caso de um desvio de emergência. Os braços não devem ficar totalmente esticados pois provocam fadiga, curvados demais comprometem a visão periférica pois o aproximará demais do volante.  
  4.  Ajustar o encosto – Ajustar o encosto é essencial para o conforto do condutor ao dirigir, pois influencia diretamente o conforto visual, a facilidade ao virar o volante e o apoio das costas no encosto, os quais diminuem significativamente as chances de problemas musculares e tensões.
  5. Ajustar o apoio de cabeça - Para encontrar a melhor posição do apoio de cabeça, levante-o até que a linha dos olhos fique bem na metade do encosto. Se possível, deixe uma folga de cerca de três dedos do apoio. Assim, em caso de acidente ele absorverá o impacto com maior eficácia.

 

Ter um banco ajustado corretamente é sinal de que o motorista não vai ter problemas de saúde, como dores musculares e lesões decorrentes de posição incorreta, e também maior conforto e controle sobre o veículo em momentos de emergência.  

Gostou desse conteúdo? Então nos siga nas redes sociais e fique por dentro do mundo automotivo. 

  

 


Deixe um comentário