Bateria do carro e frio: Cuidados com a bateria automotiva no inverno

Bateria do carro e frio: Cuidados com a bateria automotiva no inverno

O frio já chegou e com a baixa nas temperaturas são necessários alguns cuidados especiais com as baterias dos carros. É mais comum ter problemas para ligar o carro em manhã fria do que você imagina. Confira só o porquê e como evitar dores de cabeça.

Quando está frio o combustível tem maior dificuldade de se vaporizar, e se já é difícil para a gasolina, se torna quase impossível para o etanol. Até hoje a maioria dos carros flex ainda possuem aquele tanquinho que injeta gasolina para o motor pegar nessas situações de manhãs mais frias.

Um outro fator que pode explicar a bateria pifar em temperaturas baixa é que o óleo do motor se torna mais denso e viscoso, e por estar resfriado faz com que o motor exija mais energia e força da bateria na hora da a partida.

Fique atento a qualquer sinal de que a bateria está com problema como: uma oscilação na intensidade das luzes do painel e dos faróis durante a partida ou movimentos desconexos dos ponteiros do painel como exemplo.

Em caso de falha na partida, não insista, pois isso poderá encharcar as velas. Se o carro apresentar alguma dessas falhas é preciso procurar a ajuda de um especialista como um eletricista, caso contrário, também existem grandes chances de o veículo parar no meio da rua e você ficar a pé.

O especialista poderá identificar o motivo da falha, conferir a vida útil da bateria e irá realizar corretamente a recarga.

Reservatório
Verifique se o veículo possui reservatório de partida a frio, é importante mantê-lo abastecido sempre com gasolina de boa qualidade.

Mantenha a revisão em dia
O ideal é que você revise todo o sistema elétrico uma vez por ano. Outros sistemas também ficam mais propícios a defeitos em dias gelados, como o regulador de voltagem, que é responsável pela tensão elétrica que é enviada à bateria, e do alternador que gera essa eletricidade.

Verifique a idade da bateria
Para verificar a data de fabricação, procure o selo estampado ou gravado na parte superior ou lateral da bateria, dependendo do fabricante.

 

Gostou desse conteúdo? Então nos siga nas redes sociais e fique por dentro do mundo automotivo.

    


Deixe um comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.


You may also like Ver todo