Barulhos no motor do carro podem ser um problema?

Barulhos no motor do carro podem ser um problema?

Quem dirige sabe a dor de cabeça que um barulho no motor pode representar, há diversos motivos que podem provocar isso e o ideal é que eles sejam identificados o mais rápido possível.

Neste post, você vai entender quais são as causas mais comuns dos ruídos, que tipo de problema esses sons costumam representar e o que fazer para evitá-los.

🛠 Tensão da correia dentada

A perda de tensão na peça é uma das razões mais comuns para ruídos no motor. Quando há o travamento ou quebra de um tensor da correia, pode resultar em danos ao cabeçote e outras peças do motor. Recomendamos que verifique o estado da correia a cada 15 mil km.

🛠 Bomba d’água

A bomba d’água é um componente que atua no sistema de arrefecimento de motores à combustão interna. Geralmente o barulho originado por essa peça aparece acompanhado de vazamento, e o seu conserto depende apenas da troca do componente.

🛠 Cabeçote ou bronzinas

O barulho que surge no motor ao dar a partida a frio, pode ser por problemas no cabeçote ou nas bronzinas. Neste caso é fundamental buscar imediatamente um mecânico qualificado e de confiança para que seja realizado o correto diagnóstico do problema.

🛠 Embreagens mal ajustadas

Problemas referentes à embreagem costumam se manifestar por meio da emissão de ruídos ao liberar o pedal numa troca de marchas. Isso pode significar um desgaste do seu eixo ou rolamento, demandando a substituição dessas peças. Aproveite para trocar também disco e platô nessa situação, pois o custo de mão de obra para esse serviço não é barato.

🛠 Pouca água no radiador

Esse é outro problema que pode resultar no aquecimento do motor, o que pode levar à sua fundição. Basta checar o nível de água com regularidade e ficar atento ao termômetro no painel. Realize também a limpeza do sistema, retire o radiador e o reservatório de água do local e lave-os com os produtos específicos para esse fim.

🛠 Motor fundido

Um forte indício de que o motor está fundido é quando se tenta dar partida e ele não trabalha, apenas faz barulhos de peças batendo umas nas outras. Isso ocorre pela falta de óleo e em grande parte dos casos, é essencial fazer sua troca completa.

🛠 Suporte do motor quebrado

Dependendo do modelo do seu carro, o motor pode possuir o suporte que tem a função de acomodá-lo e absorver suas vibrações. Passar por buracos ou lombadas em alta velocidade pode quebrar esse suporte. A verificação do problema pode ser feita por inspeção visual.

🛠 Filtro de combustível sujo

O filtro de combustível é o responsável por peneirar as sujeiras que a bomba de combustível passa para o motor. Um dos sintomas é a dificuldade para dar a partida, a forma recomendada de solucionar esse problema é trocando o filtro de combustível. 

🛠 Deseja realizar um destes serviços?

Caso você precise realizar uma manutenção ou revisão no motor de seu carro, fale com um de nossos consultores, nós indicamos mecânicas especializadas próximas de você 😉

Telefone: (11) 2914-0019 - Disponível em horário comercial, de segunda à sexta das 8h30 às 17h30.

E-mail: atendimento@car10.com.br.


2 comentários


  • ySQDzhoB

    NTofeKQRja


  • OoLKPSzCQ

    BrEhkRjAxoLI


Deixe um comentário